Sueli Aparecida Frari Galera; Ricardo Alexandre Arcêncio; Regina Aparecida Garcia Lima, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo/Centro Colaborador da OMS/OPAS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Emails: sugalera@eerp.usp.br; ricardo@eerp.usp.br; limare@eerp.usp.br
A Revista Latino-americana de Enfermagem (RLAE) foi criada em 1992 como parte dos compromissos assumidos pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERPUSP) para promover a disseminação do conhecimento em Enfermagem no Brasil e América Latina. O primeiro fascículo foi publicado em janeiro de 1993.
Em 2018, a RLAE comemorou 25 anos, reconhecendo que a busca pela excelência da qualidade editorial vem impulsionando-a desde o princípio. Com Qualis/Periódicos/CAPES/A1, o periódico busca atender os critérios editoriais como a revisão pelos pares, adotando ajustes técnicos e operacionais com vistas ao atendimento às convenções internacionais de editoração e indexação em bases que favoreçam maior visibilidade do conhecimento científico (MARZIALE, 2018). Desde 2002, a RLAE integra a coleção SciELO (Scientifc Eletronic Library Online) e se caracteriza como periódico nacional, de circulação internacional. Está indexada em 21 bases de dados nacionais e internacionais e seus artigos estão divulgados em acesso aberto, em três idiomas (inglês, espanhol e português), que podem ser acessados via celular pelo aplicativo RLAE (sistemas iOS/Android).
A RLAE foi o primeiro periódico de Enfermagem editado no Brasil a integrar a Web of Science e o Journal Citation Reports. A gestão da RLAE é realizada pelo Conselho Diretor e Conselho de Editores, com o suporte do Conselho Editorial e Equipe técnica, bem como um quadro de renomados consultores ad hoc do Brasil e do exterior (MARZIALE, 2018).
A RLAE está integrada ao Portal RevEnf que reúne a coleção de periódicos científicos de Enfermagem, nacional e internacional, de livre acesso, em texto completo. Dentre os dispositivos, considerados, um deles é a circulação das suas produções por meio deste Blog e da RevEnf. Dos desafios assumidos pelo periódico, está o amplo acesso ao conhecimento científico produzido pela Enfermagem, da translação desse conhecimento na prática dos trabalhadores em saúde e benefício da sociedade geral.
Referências
MARZIALE, Maria Helena Palucci. Gestão editorial e os 25 anos da Revista Latino-Americana de Enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v. 26, e3011, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692018000100200&lng=pt&nrm=iso
Link externo
Revista Latino-americana de Enfermagem: http://rlae.eerp.usp.br/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários