Cartilha educativa para prevenção de quedas em pacientes hospitalizados

Maria Aline Moreira Ximenes, Enfermeira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Logo Acta Paulista de EnfermagemO estudo Efetividade de tecnologia educacional para prevenção de quedas em ambiente hospitalar foi desenvolvido por pesquisadoras de universidades públicas do estado do Ceará, Brasil. Nele as autoras demonstram que a cartilha educativa impressa é efetiva para melhorar o conhecimento de pacientes hospitalizados sobre prevenção de quedas, sendo, portanto, uma tecnologia de baixo custo e com potencial para prevenção de quedas no ambiente hospitalar.

Ao desenvolverem um estudo quase-experimental envolvendo 86 pacientes internados em um hospital público no estado do Ceará, as pesquisadoras mediram o conhecimento dos participantes antes e depois da sessão educativa com uso da cartilha. Os resultados demonstram a ampliação do conhecimento sobre prevenção de quedas revelada a partir do aumento no número de acertos depois da intervenção educativa. As temáticas que alcançaram melhora no conhecimento foram: percepção sobre causas de quedas durante a internação; eventos considerados como queda; utilização de meios de apoio à mobilidade; dificuldade de visão e audição como fator de risco; o uso de medicamentos; práticas gerais de prevenção; cuidados relacionados ao ambiente e a prática de exercícios durante a hospitalização.

Imagem: Autor

As autoras defendem a importância do papel do enfermeiro como educador em saúde e o uso de tecnologias educacionais que facilitem a aquisição de conhecimento pelos pacientes. Dessa forma, acredita-se que a cartilha é uma tecnologia efetiva para ser utilizada no ambiente hospitalar e que poderá contribuir para o empoderamento dos indivíduos sobre os riscos associados à queda.

Reforça-se, ainda, o caráter inovador do estudo diante da escassez de evidências sobre uso de materiais educativos didáticos sobre prevenção de quedas direcionados aos pacientes adultos hospitalizados.

Para ler o artigo, acesse

XIMENES, M.A.M. Efetividade de tecnologia educacional para prevenção de quedas em ambiente hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2022, vol. 35, eAPE01372 [viewed 2 May 2022]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AO01372. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/sg3bHR8RbqJjR4yWnfCsZCG/

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

XIMENES, M.A.M. Cartilha educativa para prevenção de quedas em pacientes hospitalizados [online]. BlogRev@Enf, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2022/05/03/cartilha-educativa-para-prevencao-de-quedas-em-pacientes-hospitalizados/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation