Gabriela Bolsoni Riboli, Egressa do Mestrado de Enfermagem pela Universidade Federal de Ciências de Saúde de Porto Alegre. Porto Alegre, RS, Brasil.
Escassos são os estudos relacionados à segurança dos profissionais que trabalham nas salas de operação onde se realizam cirurgias com uso de quimioterapia aquecida no abdome. Identificando-se essa carência, enfermeiros desenvolveram uma pesquisa buscando as principais medidas de segurança para uso de todos os profissionais envolvidos, direta ou indiretamente, nesse tipo de cirurgia.
O estudo com título Medidas de segurança ocupacional no transoperatório de quimioterapia hipertérmica intraperitoneal: scoping review, publicado na revista Acta Paulista de Enfermagem, apresenta um mapeamento dos conceitos-chaves sobre o tema, incluindo estudos originais e não originais, disponíveis em bases de dados e literatura cinzenta.
Foram selecionados dez estudos que descrevem medidas relacionadas à segurança ocupacional indicadas nesse tipo de cirurgia, como: educação e capacitação da equipe envolvida no procedimento, uso de equipamentos de proteção individual e coletiva, infraestrutura necessária e orientações gerais.
Todos os estudos destacam a importância da capacitação da equipe envolvida no procedimento, não somente daqueles que assistem o paciente durante a cirurgia, mas também dos profissionais que higienizam a sala cirúrgica após o procedimento. O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos profissionais envolvidos no procedimento é considerado de extrema importância, principalmente pela utilização de medicamentos tóxicos e incomuns no centro cirúrgico.
O estudo fornece evidências para apoiar a tomada de decisão, especialmente ao enfermeiro responsável pela gestão da equipe e das salas cirúrgicas, trazendo recomendações para a prática diária dos centros cirúrgicos que realizam esse tipo de procedimento, permitindo aprimorar a segurança dos profissionais.
Para ler o artigo, acesse
RIBOLI, G.B. Medidas de segurança ocupacional no transoperatório de quimioterapia hipertérmica intraperitoneal: scoping review. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2022, vol. 35, eAPE003542 [viewed 24 March 2022]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2022AR03543. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/q63LnQ7FzjvGvWYZ8gTZB3h/
Link(s)
Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários