Intervenção de Enfermagem com uso de ultrassonografia figura em notória Classificação Internacional

Vítor Monteiro Moraes, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Logo do periódico Acta Paulista de Enfermagem

A intervenção de enfermagem “Ultrassonografia: bexiga” foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores sul-brasileiros, que preencheu uma importante lacuna na Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). A pesquisa, realizada de 2021 a 2022, trouxe à dita “linguagem padronizada” uma ação de cuidado já realizada por enfermeiros mundialmente há anos. A intervenção conta com 17 atividades de cuidado, sendo necessários menos de 15 minutos para sua realização na prática clínica, devendo ser executada por enfermeiros com capacitação em ultrassonografia.

Os autores, a partir de uma revisão integrativa de literatura ampla, organizaram as atividades de cuidado encontradas partindo da experiência clínica e de um regramento específico da NIC. Assim, compuseram um encadeamento lógico de execução que possibilita a replicação dessa intervenção a nível mundial seguindo um padrão.

 Médico segurando um transdutor de ultrassom. O foco da imagem está em sua mão. O restante de seu corpo, assim como o computador que está ao fundo exibindo a imagem de ultrassom, está desfocado.

Imagem: Freepik.

O artigo, intitulado Desenvolvimento da Intervenção de Enfermagem “Ultrassonografia: bexiga” segundo a Nursing Interventions Classification, descreve diversos usos da ultrassonografia de bexiga no cotidiano assistencial e em diferentes contextos. Com o ultrassom, o enfermeiro pode mensurar o volume de urina retido na bexiga, visualizar a posição e o funcionamento de sondas na bexiga, programar a realização de sondagem vesical ou ainda descartar uma sondagem desnecessária.

Além disso, é importante destacar que a ultrassonografia de bexiga é apenas uma das possibilidades de uso do ultrassom na prática de Enfermagem. Dessa forma, o artigo suscita novas pesquisas em outras áreas da Enfermagem, com outros usos da ultrassonografia, possibilitando também a inclusão de novas intervenções com essa tecnologia na NIC, a partir de um percurso metodológico semelhante.

Referências

WAGNER, C.M., et al. Nursing interventions classification (NIC). Elsevier Health Sciences, 2023.

Para ler o artigo, acesse

MORAES, V.M., et al. Desenvolvimento da Intervenção de Enfermagem “Ultrassonografia: bexiga” segundo a Nursing Interventions Classification. Acta paul. enferm. [online]. 2024, vol. 37, eAPE006722 [viewed 18 March 2024]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2024AO0000672. Available from: https://scielo.br/j/ape/a/rFqr85TyxGVmswXJNr7HLDF/ 

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape

Acta Paulista de Enfermagem: Site | Facebook | Twitter

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MORAES, V.M. Intervenção de Enfermagem com uso de ultrassonografia figura em notória Classificação Internacional [online]. BlogRev@Enf, 2024 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2024/03/18/intervencao-de-enfermagem-com-uso-de-ultrassonografia/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation