Atendimento pré-hospitalar móvel em tempos da COVID-19

Gisele Cristina Manfrini Fernandes, Docente no departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

https://www.freepik.com/free-vector/emergency-ambulance-concept_7966868.htm#page=1&query=emergency%20covid&position=27

O artigo “COVID-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel”, publicado no periódico Texto & Contexto Enfermagem (vol. 29), reflete a emergente necessidade de adaptações dos serviços, a partir das condições existentes de trabalho e do panorama epidemiológico dos atendimentos durante a pandemia. Este relato de experiência partiu de vivências da realidade no contexto inicial da pandemia no sul do Brasil.

A segurança instrumental das unidades móveis é destacada, alertando para limitações relacionadas à inexistência de materiais específicos para preparo da ambulância, e acondicionamento de materiais no atendimento de pacientes que necessitam de contenção biológica, bem como incipiência de estudos, protocolos e normativas que possam direcionar as melhores condutas e tomada de ações por parte da equipe e de gestores.

Outro aspecto abordado no artigo é a segurança profissional em tempos de COVID-19, por se tratar de atendimento pré-hospitalar móvel, no qual há contato com pacientes de diversos locais, alguns de difícil acesso, identificou-se a necessidade de adequar materiais de apoio, protocolos, normativas orientadoras aos serviços, conforme as realidades enfrentadas por essas equipes. Por fim, os autores reforçam as rotinas incluídas para a segurança do paciente, cujas medidas são fundamentais neste momento crítico, pois, além dos inúmeros riscos a que estão expostos pacientes e profissionais na realização de procedimentos invasivos ou não, há a preocupação em diminuir a exposição aos riscos biológicos e de priorizar que o atendimento primário ou transporte inter-hospitalar aconteçam com qualidade da assistência.

Os autores apresentaram as ações realizadas no serviço pré-hospitalar móvel antes, durante e após atendimentos e transferências de pacientes suspeitos e/ou confirmados para COVID-19 e as limitações encontradas por esses profissionais para diminuir a exposição à doença. A Enfermagem tem colaborado sobremaneira no contexto de enfrentamento da pandemia para a biossegurança, considerando os protocolos (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA, 2020) atualizados e as orientações governamentais, tornando os processos assistenciais institucionais adequados à situação de precaução na pandemia.

A disseminação da publicação ressoa em diversas outras realidades brasileiras e, inclusive internacional, uma vez que o alcance da publicação ampliou a discussão sobre esse importante tema em evento científico internacional, para o qual os autores foram chamados a participar. Esse mecanismo de consumo da informação científica e aproximações de pares, formação de redes de profissionais e pesquisadores é essencial às mudanças nos cenários assistenciais, para enfrentamento dos tempos adversos como a pandemia, e aos avanços no conhecimento para a ciência da Enfermagem.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA (ABRAMED): recomendações para o atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2) pelas equipes de atendimento pré-hospitalar móvel. 2020. [viewed 17 December 2020]. Available from: http://abramede.com.br/wp-content/uploads/2020/04/RECOMENDACOES-APH-220420.pdf

Para ler o artigo, acesse

MARQUES, L.C., et al. COVID-19: cuidados de enfermagem para segurança no atendimento de serviço pré-hospitalar móvel. Texto contexto – enferm. [online]. 2020, vol. 29, e20200119. ISSN: 1980-265X [viewed 16 December 2020]. http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2020-0119. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100202&lng=en&nrm=iso

Link externo:

Texto & Contexto: http://www.textoecontexto.ufsc.br

Texto & Contexto no SciELO: http://www.scielo.br/tce

https://www.facebook.com/tceufsc/

https://twitter.com/ContextoTexto

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FERNANDES, G. C. N. Atendimento pré-hospitalar móvel em tempos da COVID-19 [online]. BlogRev@Enf, 2021 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2021/03/19/atendimento-pre-hospitalar-movel-em-tempos-da-covid-19/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation