O que o Twitter tem a dizer sobre enfermagem no contexto da pandemia?

Tiago Oliveira de Souza, Professor na área de Enfermagem em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Campus Macaé), Macaé, RJ, Brasil.

Título: Enfermagem & Visibilidade & Pandemia & Twitter Fonte: Elaboração própria.

Pesquisadores da enfermagem, no Brasil, analisaram as publicações de usuários do Twitter direcionadas à uma campanha de valorização da Enfermagem, impulsionada pelas hashtags: #LuteComoUmaEnfermeira e #EnfermagemEuValorizo, em maio de 2020, no contexto da Pandemia da COVID-19. O estudo mostrou que usuários da mídia social, munidos principalmente de dispositivos móveis (celular — 74%), postaram quase 3 mil tweets e estiveram engajados e interagindo por postagens virtuais. Publicações foram observadas em todas as regiões do Brasil e os posts com imagens, vídeos e textos expressavam, principalmente, o desejo pela regulamentação da jornada de trabalho, equipamentos de proteção individual, combate ao coronavírus, defesa da força de trabalho e a luta por direitos.

Durante o período de análise, houve mais de 18 mil interações (curtidas e compartilhamentos) e as postagens podem ter atingido um público máximo estimado de quase 7 milhões de perfis. O monitoramento por meio do Twitter mostrou que, além da participação de pessoas comuns/físicas, houve engajamento de figuras públicas e de perfis/contas de páginas oficiais. O estudo mostrou que a campanha virtual teve repercussão importante no cenário nacional e promoveu visibilidade à profissão em número e alcance na Internet.

O artigo intitulado “Enfermagem e visibilidade na pandemia da COVID-19: monitoramento de mídia social” (SOUZA et al., 2021), foi publicado na Revista Baiana de Enfermagem (vol. 35). Fundamentado nos métodos digitais, o estudo foi realizado por meio de técnicas de mineração de dados (OMENA, 2020). A busca foi realizada um dia após a campanha virtual de valorização da Enfermagem, 13 de maio de 2020, sendo que os dados encontrados no Twitter se referem ao período de 5 a 13 de maio.

O Twitter representa uma importante ferramenta para as pessoas comunicarem rapidamente suas opiniões e se manifestarem acerca de qualquer tema. Ele vem sendo utilizado como ferramenta jornalística e, também, na área de comunicação/marketing. Recentemente, de forma inovadora, tem sido empregado em pesquisas científicas (RUFAI; BUNCE, 2020). Os resultados e a relevância deste estudo são publicados em um contexto de agravamento da pandemia no Brasil em 2021. Dados mais recentes apontam para o crescente número de casos e mortes, situação que revela o caráter primordial dos cuidados de enfermagem.

Nesse sentido, entidades organizativas da profissão têm realizado campanhas de valorização da categoria. Uma dessas campanhas, no ciberespaço, foi o “Ato Virtual pela Enfermagem aos profissionais mortos na Pandemia”, realizado no dia 12 de maio de 2020, Dia Internacional do Enfermeiro, que mobilizou, via Internet, a publicação de mensagens de apoio à profissão. Diante o exposto, os achados desse estudo demonstram sua relevância e originalidade, ao conhecer as publicações midiáticas, sobre uma campanha virtual, em meio às batalhas travadas no campo da prestação de cuidados em saúde.

Referências

OMENA, J.J. (editor). Métodos digitais: teoria‐prática‐crítica. Lisboa: Instituto de Comunicação da Nova, 2020. [viewed 6 April 2021]. Available from: https://www.icnova.fcsh.unl.pt/en/icnova-metodos-digitais/

RUFAI, S.R. and BUNCE, C. World leaders’ usage of Twitter in response to the COVID-19 pandemic: a content analysis. Journal of Public Health [online]. 2020, vol. 42, no. 3, 510-516. e-ISSN: 1741-3850 [viewed 6 April 2021]. https://doi.org/10.1093/pubmed/fdaa049. Available from: https://academic.oup.com/jpubhealth/article/42/3/510/5822639

Para ler o artigo, acesse

SOUZA, T.O., et al. Enfermagem e visibilidade na pandemia da COVID-19: monitoramento de mídia social. Rev. baiana enferm. [online]. 2021, vol. 35, e38740. E-ISSN 2178-8650 [viewed 6 April 2021]. http://dx.doi.org/10.18471/rbe.v35.38740. Available from: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/38740

Links externos:

Revista Baiana de Enfermagem: https://portalseer.ufba.br/index.php/enfermagem

http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=2178-8650&lng=pt&nrm=iso

Instagram: revistabaiana

Twitter: @revistabaiana

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SOUZA, T. O. O que o Twitter tem a dizer sobre enfermagem no contexto da pandemia? [online]. BlogRev@Enf, 2021 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2021/05/14/o-que-o-twitter-tem-a-dizer-sobre-enfermagem-no-contexto-da-pandemia/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation