Medidas antropométricas associadas ao tempo de encarceramento de pessoas privadas de liberdade

Wanessa Cristina Baccon, Doutoranda, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Dra. Maria Aparecida Salci, Docente, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Logo do periódico Acta Paulista de EnfermagemO artigo intitulado Medidas antropométricas associadas ao tempo de encarceramento de pessoas privadas de liberdade, de Baccon et al (2023), foi constituído por 220 homens privados de liberdade em uma Casa de Custódia de um município de médio porte no estado do Paraná.

A pesquisa transversal mostrou que 71,4% das pessoas privadas de liberdade estavam encarceradas por no máximo 1 ano e 28,6% há mais de 1 ano. A média de idade destes homens foi de 31 anos, e o motivo da prisão predominante foi o tráfico de substância psicoativas e/ou associação ao tráfico (39,5%). A maioria deles era reincidente, com 74,1% encarcerados por duas ou mais vezes.

Houve associação significativa entre o tempo de encarceramento e a circunferência abdominal. Os resultados da correlação de Spearman apontaram que, à medida que aumentou o tempo de encarceramento, as medidas antropométricas diminuíram com relação negativa de fraca magnitude e significativa apenas para o índice de conicidade. Os modelos ajustados controlados pelo tempo de encarceramento mostraram associações significativas com idade em anos e circunferência abdominal; idade e razão cintura e estatura; e idade com anos de estudo e possuir parceiro(a) com o índice de conicidade.

Identificou-se que as variáveis antropométricas influenciaram diretamente o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis. Assim, estratégias que minimizem os riscos e os agravos à saúde dessa população vulnerável devem ser elaboradas. Reforça-se, o caráter inovador do estudo diante da escassez de evidências no contexto brasileiro, que correlacionou o tempo de encarceramento aos fatores antropométricos nessa população.

Este estudo foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001.

Para ler o artigo, acesse

BACCON, W.C., et al. Medidas antropométricas associadas ao tempo de encarceramento de pessoas privadas de liberdade. Acta Paul Enferm [online]. 2023, vol. 36, eAPE02882 [viewed 28 June 2023]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO02882. Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/VTnmGWX6v8kbzyLJDPcCDyt/

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

BACCON, W.C. and SALCI, M.A. Medidas antropométricas associadas ao tempo de encarceramento de pessoas privadas de liberdade [online]. BlogRev@Enf, 2023 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2023/06/28/medidas-antropometricas-associadas-ao-tempo-de-encarceramento-de-pessoas-privadas-de-liberdade/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation