Satisfação dos pais em relação ao cuidado em unidade de terapia intensiva pediátrica

Carlise Rigon Dalla Nora, Editora associada da Revista Gaúcha de Enfermagem, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Logo da Revista Gaúcha de Enfermagem.

No estudo Satisfação dos pais em relação ao cuidado em unidade de terapia intensiva pediátrica, publicado no periódico Revista Gaúcha de Enfermagem, pesquisadores verificaram a satisfação dos pais em relação ao cuidado prestado ao filho internado na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), e fatores clínicos associados.

É esperado que, quando ocorre uma internação em terapia intensiva, alguns sentimentos como ansiedade e angústia se intensifiquem nos pais em função da condição crítica de saúde do filho (CINTRA et al., 2023). A satisfação da família com o cuidado pode ser entendida como um atributo que leva em conta o respeito às necessidades dos pais, o engajamento da família no cuidado, o fornecimento de informações que auxiliam na tomada de decisão, um ambiente organizado e as atitudes profissionais que promovem cuidado adequado na perspectiva das famílias (LESSA et al., 2020). Compreender a satisfação da família sobre o cuidado recebido aos seus filhos internados na UTIP pode colaborar para melhorar os processos assistenciais, a experiência na hospitalização da criança e sua família, bem como aumentar a qualidade do cuidado.

Trata-se de pesquisa exploratória, transversal, realizada na unidade de terapia intensiva pediátrica de um hospital privado, localizado em São Paulo, SP, Brasil. Os dados foram coletados de março de 2019 a janeiro de 2020. Participaram do estudo pais de crianças que ficaram internadas na UTIP por mais de 48h e que estiveram presentes no momento da alta. 

O instrumento de coleta de dados continha as informações sociodemográficas dos pais, o questionário Empowerment of Parents in the Intensive Care-30 (EMPATHIC-30), além de dados e informações da criança, como idade, tempo de internação, diagnóstico, Pediatric Index of Mortality 2 (PIM2) e Pediatric Logistic Organ Dysfunction (PELOD), uso de ventilação mecânica e presença de dispositivos médicos. 

A amostra do estudo foi composta por 84 pais de crianças internadas na UTIP, sendo na sua maioria mães, com idade entre 33 e 42 anos, casadas ou em união estável. Dentre os dados obtidos, observamos que, durante a permanência dos filhos na ITIP, a maioria dos pais permaneceu em tempo integral. 

Profissional da saúde, com um estetoscópio pendurado no pescoço, segurando um urso de pelúcia.

Imagem: Freepik.

Foram identificados 132 dispositivos usados nessas crianças, dentre os quais se destacam os cateteres venosos periféricos, o cateter venoso central de inserção periférica (PICC) e a sonda nasogástric. Observamos também que 57 (68%) pacientes utilizaram até dois dispositivos concomitantes durante a internação na UTIP; e a média de satisfação foi considerada alta. 

Não houve correlação da satisfação dos pais com o tempo de internação, gravidade e doença. Os pais apresentaram altos níveis de satisfação com o cuidado recebido na terapia intensiva pediátrica, independentemente da classificação da doença, tempo de internação ou gravidade.  Houve maior satisfação nos domínios atitude profissional, cuidado e cura, informação e participação dos pais.

A comunicação entre a família e a equipe multiprofissional, assim como a possibilidade de a família estar presente em tempo integral, ou participar dos cuidados prestados ao seu filho, permeia as iniciativas de cuidado e conduz a níveis mais altos de satisfação. Além disso, essas medidas reforçam os preceitos do Modelo de Cuidado Centrado no Paciente e Família.

O estudo sugere que outras pesquisas devem ser realizadas para avaliar a satisfação familiar em contextos mais complexos, como no caso em que ocorreu o óbito da criança, ou para análise da percepção da família em situações de reinternações frequentes.

Referências

LESSA, A.D, et al. Brazilian translation, cross-cultural adaptation, validity, and realibility of the empowerment of parents in the intensive care 30 questionnaire to measure parental satisfaction in PICUs. Pediatr Crit Care Med [online]. 2020, vol. 22, no. 6, e339-e348 [viewed 14 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1097/PCC.0000000000002594. Available from: https://journals.lww.com/pccmjournal/Abstract/2021/06000/Brazilian_Translation,_Cross_Cultural_Adaptation,.15.aspx   

Para ler o artigo, acesse

CINTRA, C.C, et al. Satisfação dos pais em relação ao cuidado em unidade de terapia intensiva pediátrica. Rev Gaúcha Enferm. 2022, vol. 43, e20210003 [viewed 14 August 2023]. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2022.20210003.pt  Available from: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/KPw97rJLcmWB58m896W9tDv/?lang=pt   

Links externos

RGE na ScIELO:  http://www.scielo.br/rgenf

RGE na UFRGS: https://seer.ufrgs.br/rgenf

Facebook RGE: https://www.facebook.com/rgenf

Maria Lucas da Rocha Cunha (autora):  Perfil da autora

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

NORA, C.R.D. Satisfação dos pais em relação ao cuidado em unidade de terapia intensiva pediátrica [online]. BlogRev@Enf, 2023 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2023/08/14/satisfacao-dos-pais-em-relacao-ao-cuidado/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation