Consumo de álcool e tabaco entre estudantes de Enfermagem na Espanha

Ricardo Alexandre Arcêncio; Regina Aparecida Garcia de Lima; Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP, Brasil.

O estudo “Influência do consumo de tabaco e álcool, de hábitos alimentares e atividade física em estudantes de enfermagem”, publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem (vol. 28), com estudantes de enfermagem na Espanha evidenciou que eles apresentam altos níveis de consumo de álcool e pouco consumo de tabaco, em comparação com outros estudos. O número de adolescentes do sexo masculino que se exercitava foi maior, o que foi considerado proteção contra o consumo de álcool e tabaco e esteve relacionado à dieta saudável. Fumar tem influência negativa na dieta.

Na investigação, foram realizadas entrevistas com 305 estudantes de enfermagem da Universidade de Córdoba, com idade entre 18 e 30 anos, utilizando-se de diferentes instrumentos. Dentre eles, um questionário autoaplicável, anônimo e com perguntas diretas, abordando questões relacionadas ao tabaco, ao álcool e a atividade física. Segundo os dados, 83,7% dos estudantes de enfermagem consumiam bebidas alcoólicas.

Os resultados evidenciaram, também, que 49,2% dos estudantes começaram a consumir bebidas alcoólicas entre 16 e 18 anos, 20,5% entre 13 e 15 anos, e 16,7% começaram aos 18. Alunos do último ano consumiram mais álcool do que os do primeiro.

Para área de enfermagem é importante entender os hábitos de consumo de álcool e tabaco, a prática de atividades físicas e os hábitos alimentares entre seus estudantes, que, durante o período de estudos, recebem treinamento para que no futuro atuem como profissionais colocando em prática seus conhecimentos em saúde como o de aconselhar hábitos saudáveis a seus pacientes com dependência de tabaco ou álcool. Seria interessante reforçar esse conhecimento e divulgá-lo, em salas de aula, seminários ou cursos, para que estudantes de enfermagem promovam hábitos saudáveis não somente entre si, mas também entre outros universitários de outros campos do conhecimento ou da população em geral.

Cabe ressaltar ainda, a importância de prestar atenção às razões pelas quais as pessoas fumam e bebem álcool, a fim de desenvolver intervenções personalizadas e promover hábitos de vida saudáveis. Atividades físicas podem ser incentivadas na universidade, fornecendo motivação e recursos. Também seria interessante avaliar onde os alunos moram (por exemplo, em apartamentos compartilhados ou em casa com os pais) para determinar o quanto isso afeta as variáveis estudadas, especialmente os hábitos alimentares. Outros universitários também poderiam ser pesquisados, além de estudantes de enfermagem ou de saúde da Universidade de Córdoba. Isso permitiria uma comparação justa, e também definir claramente se o fato de ser um estudante de enfermagem é um fator de proteção em comparação com estudantes que não são da área da saúde.

Referências

Observatorio Español de la Droga y las Toxicomanías — OEDT. Informe 2015: Alcohol, tabaco y drogas ilegales en España. Madrid: Delegación del Gobierno para el Plan Nacional sobre Drogas, 2016. Disponible en: http://www.pnsd.msssi.gob.es/profesionales/sistemasInformacion/informesEstadisticas/pdf/INFORME_2015.pdf

Para ler o artigo, acesse

RODRIGUEZ-MUNOZ, P. M.; CARMONA-TORRES, J. M.; RODRIGUEZ-BORREGO, M. A. Influência do consumo de tabaco e álcool, de hábitos alimentares e atividade física em estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. vol. 28, e3230, 2020. ISSN: 1518-8345 [viewed 26 May 2020].DOI: 1590/1518-8345.3198.3230. Avaliable from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692020000100302&lng=pt&nrm=iso

Link externo

Revista Latino-Americana de Enfermagem – www.eerp.usp.br/rlae

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ARCENCIO, R. AL and LIMA, R. A. G. Consumo de álcool e tabaco entre estudantes de Enfermagem na Espanha [online]. BlogRev@Enf, 2020 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2020/05/29/consumo-de-alcool-e-tabaco-entre-estudantes-de-enfermagem-na-espanha/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation