Avaliação de tecnologia para prevenção de infecção em cirurgias

Vanessa de Brito Poveda, Professora Associada da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Logo do periódico Acta Paulista de EnfermagemAs infecções relacionadas às cirurgias afetam a recuperação dos pacientes e repercute na saúde e na vida dos acometidos, exigindo que os profissionais de saúde busquem alternativas que possam prevenir a ocorrência desse evento. Segundo o artigo Toalhas impregnadas com gluconato de clorexidina na prevenção da infecção do sítio cirúrgico: ensaio clínico randomizado piloto, não houve benefício do uso de toalhas descartáveis impregnadas com clorexidina no preparo pré-operatório da pele de pacientes que seriam submetidos a cirurgia gastrointestinais, ginecológicas e urológicas convencionais.

A pesquisa foi realizada pela enfermeira Fernanda de Oliveira Andrade durante seu Mestrado na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, no Programa de Pós-graduação em Enfermagem na saúde do Adulto-PROESA, sob orientação da Profa. Dra. Vanessa de Brito Poveda, e publicada no periódico Acta Paulista de Enfermagem.

Em seu estudo, Andrade buscou esclarecer se toalhas impregnadas com antisséptico poderiam ser uma estratégia para colaborar na prevenção de infecções em cirurgias.

Por meio de ensaio clínico randomizado,  os pacientes cirúrgicos foram divididos em dois grupos, um deles recebeu o cuidado convencional composto por banho e preparo da pele com clorexidina e o outro grupo, além dos cuidados descritos, recebeu também a aplicação da toalha impregnada com clorexidina como uma camada a mais de proteção.

Por fim, os resultados da pesquisa revelaram não haver diferença entre a quantidade dos casos de infecção ocorridos entre os dois grupos. Diante desses resultados, os hospitais podem apreciar com prudência a necessidade de investimento financeiro nessa nova tecnologia com a finalidade de prevenção de infecções relacionadas a cirurgia.

Infográfico do artigo “Toalhas impregnadas com gluconato de clorexidina na prevenção da infecção do sítio cirúrgico: ensaio clínico randomizado piloto”, por Fernanda de Oliveira Andrade e Vanessa de Brito Poveda.

Imagem: autoras 2023.

Para ler o artigo, acesse

ANDRADE, F.O. and POVEDA, V.B. Toalhas impregnadas com gluconato de clorexidina na prevenção da infecção do sítio cirúrgico: ensaio clínico randomizado piloto. Acta Paul Enferm [online]. 2023, vol. 36, eAPE01862 [viewed 23 May 2023]. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2023AO01862 . Available from: https://www.scielo.br/j/ape/a/9LnMtxCgcrndPCKj6gK3qqf/

Links externos

Acta Paulista de Enfermagem – APE: https://www.scielo.br/j/ape

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

POVEDA, V.B. Avaliação de tecnologia para prevenção de infecção em cirurgias [online]. BlogRev@Enf, 2023 [viewed ]. Available from: https://blog.revenf.org/2023/05/23/avaliacao-de-tecnologia-para-prevencao-de-infeccao-em-cirurgias/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Post Navigation