Cristiane Helena Gallasch, Professora adjunta, Editora associada da Revista Enfermagem UERJ; Octavio Muniz da Costa Vargens, Professor titular, Editor-chefe da Revista Enfermagem UERJ, Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: cristiane.gallasch@gmail.com. omcvargens@uol.com.br
O ano de 2019 é um marco para a Revista Enfermagem UERJ. Após completar seu jubileu de prata em 2018, mesmo passando por um período de intenso desafio e superação com a crise que assolou a Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2016 e 2017, a equipe editorial vem trabalhando para garantir, com apoio do corpo docente e administrativo da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a disseminação de conteúdo científico relevante para a profissão de enfermagem e a sociedade.
Ainda que com característica de publicação em fluxo contínuo, fechamos os anos de 2017 e 2018 com um número inferior de publicações ao que esperávamos – um impacto direto decorrente do déficit de recursos humanos e financeiros, no contexto relatado pelo editorial “Revista Enfermagem UERJ: superação em 25 anos de contribuição científica nacional e internacional” (GALLASCH; VARGENS, 2018). Um período de evidente crise econômica e política que interrompeu um dos melhores ciclos de financiamentos à pesquisa e pós-graduação já vistos no Brasil.
Mesmo que em um contexto difícil e desfavorável, foram publicados manuscritos que tratam de problemáticas cotidianas e relevantes para o campo da enfermagem, com abordagens de diversas áreas do campo do saber, como saúde da mulher (CORDEIRO; NOGUEIRA; GRADIM, 2018), da criança, do trabalhador e estudos envolvendo agravos que correspondem a problemas de saúde pública, como câncer, HIV/AIDS (BARROS; MIRANDA; COELHO, 2018), diabetes, hipertensão arterial, entre outros.
Para o ano de 2019, temos a meta de voltar a disponibilizar para toda a comunidade, em acesso aberto, 120 manuscritos. Assumimos definitivamente o formato bilíngue (português/inglês) em html e PDF, implementando mudanças no processo de diagramação com novo projeto gráfico, reduzindo tempo e custos para a publicação – além de não elevar as taxas para os autores até o final do ano vigente. Foram retomados, também, todos os processos em plataforma eletrônica, uma vez que temos maior estabilidade dos servidores ligados ao nosso sistema.
Iniciamos o ano de 2019 ampliando nossa coleção no Portal Rev@Enf, com a inclusão completa dos volumes 24 (2016), 25 (2017) e 26 (2018). Continuamos trabalhando para recuperar os volumes 22 (2014) e 23 (2015) e os fascículos que ainda faltam para disponibilizarmos na íntegra nossa coleção a partir de 2004.
Desta maneira, a equipe da Revista Enfermagem UERJ mantém-se fiel à sua proposta, de cumprir um papel de veiculação de ideias e edificar um corpo teórico de enfermagem comprometido com os problemas de sobrevivências das pessoas e coletividades, e suscitador de reflexões e propostas capazes de estimular o pleno exercício da cidadania de seus leitores, com o compromisso de estimular e divulgar estudos relacionados com os problemas vivenciados pelos profissionais e pela população.
Referências
GALLASCH, C. H.; VARGENS, O. M. C. Revista Enfermagem UERJ: 25 anos de contribuição científica nacional e internacional. Rev enf UERJ, v. 26, e39097, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/39097
CORDEIRO, L. A. M; NOGUEIRA, D. A.; GRADIM, C. V. C. Mulheres com neoplasia mamária em quimioterapia adjuvante: avaliação da qualidade de vida. Rev enf UERJ. 2018; v. 26, e17948, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/17948
BARROS, T. S.; MIRANDA, K. C. L; COELHO, M. M. F. Idosos com HIV/AIDS: compreendendo a base ideológica de suas vivências. Rev enferm UERJ, v. 26, e12978, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/12978
Link externo
Revista de Enfermagem da UERJ: http://www.facenf.uerj.br/revenfermuerj.html
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários